Clinica Jin - Enxerto de Conjuntivo

Enxerto de Conjuntivo

Créditos: Gerd Altmann por Pixabay 2

SAIBA MAIS SOBRE PERIODONTIA

O enxerto de conjuntivo é uma técnica utilizada geralmente para corrigir o processo de retração gengival. enxerto de conjuntivo A retração gengival ocorre quando o tecido da gengiva diminui e torna as raízes do dente mais expostas. A consequência disso é que os dentes passam a aparentar um tamanho maior do que realmente possuem. Por isso, o enxerto de conjuntivo serve principalmente para corrigir uma questão estética.

Além da questão estética, a retração gengival também deixa o dente mais exposto e mais suscetível a inflamações. O problema mais comum é a sensibilidade, que torna a ingestão de determinados alimentos bastante desagradável.

Para os pacientes que tiveram perda dentária e precisam de implantes a retração gengival também pode ser um problema. Isso porque esse tecido é fundamental para segurar a prótese a ser implantada.

O que causa a retração da gengiva?

A retração da gengiva geralmente começa a dar sinais a partir dos 30 anos de idade. Os principais motivos que levam a uma diminuição do tecido gengival estão ligados a higienização. A falta de escovação e fio dental causa um aumento da placa bacteriana dentro da boca. Isso faz com que a gengiva inflame, dando início ao processo de desgaste do seu tecido.

Porém, não é só a falta de escovação que causa o problema. Pessoas que escovam os dentes com muita força também causam traumas na região gengival. Por isso, é importante realizar a limpeza sempre com escovas macias e sem utilizar muita força.

Além destas questões relacionadas à higiene existem outros motivos pelos quais a gengiva pode retrair. Alguns deles são o desalinhamento dos dentes, problemas de mordida e problemas ósseos. O uso incorreto de aparelhos ortodônticos também podem causar este tipo de situação. Há ainda problemas relacionados a imunidade que causam a retração em alguns pacientes.

Como funciona o enxerto de conjuntivo?

O enxerto de conjuntivo é uma técnica muito eficaz para recobrir a raiz de um dente exposto. O procedimento consiste na inserção de tecido do próprio paciente na área em que ocorreu a retração da gengiva. Esse tecido é retirado de áreas gengivais próximas de onde o enxerto será realizado.

Após alguns dias passa a ocorrer um aumento do tecido queratinizado na região. Isso significa que o enxerto está se adaptando na cavidade bucal. Com isso, a área que estava exposta passa a ser recoberta de maneira uniforme.

Este procedimento é mais eficaz do que um enxerto gengival livre, técnica muito utilizada no passado. Isso porque o enxerto conjuntivo traz um resultado muito mais estético. Tanto a cor quanto o volume do tecido ficam compatíveis com a estrutura gengival do paciente. Isso torna o sorriso muito mais natural. Além disso, o enxerto de conjuntivo permite um resultado que não gera desconforto ao paciente. A técnica é eficaz e inibe a formação de cicatrizes.

Caso você sofra com problemas de retração gengival, agende hoje mesmo sua consulta na Clínica Jin!

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Experiências

DR. RAFAEL YOO