Geração millenium, burnout e DTM – como se relacionam?

novembro 24, 2021

Se você faz parte da geração millenium e trabalha em cargo de gerência nível médio, esse post é para você. Caso contrário, ainda peço para que continue a leitura. Afinal de contas, burnout e estresse elevado são cada dia mais recorrentes em nossas vidas. Hoje, vamos entender como nossa vida profissional pode afetar não só a saúde mental, como a física também.

Profissonais de gerência nível médio – como lidam com seu dia a dia?

Pesquisas apontam que a geração millenium é a mais propensa ao burnout, em comparação as outras gerações. E dentro deste grupo, também é possível apontar uma incidência maior nas mulheres do que em homens. Segundo um estudo realizado pelo LinkedIn com 5 mil norte-americanos, 74% mulheres disseram estar estressadas em relação ao trabalho, enquanto 61% dos homens responderam o mesmo.

Mas, por que a gerência de nível médio? O que se encontra nesse cargo que tanto tem afetado as pessoas?

Geralmente, ele é voltado para funcionários mais jovens, promovidos pela primeira vez. Visto isso, estamos falando de um cenário em que é natural que o indivíduo esteja no entusiasmo e garra para provar a si mesmo. Contudo, isso acaba gerando algumas complicações. Uma vez que você é promovido, há um novo tipo de cobrança – e como já sabemos, isso gera uma grande pressão na entrega de resultados. Além disso, suas relações com os colegas de trabalho ficam um tanto confusa. “Liderar as pessoas que tem a mesma idade que eu?” / “Liderar pessoas que entraram junto comigo na empresa?” / “E se eu soar muito dominante? Como será que eles vão receber?”. Estes são alguns dos pensamentos que permeiam a mente de alguém que ocupa o cargo de gerência nível médio. Você parece não fazer parte de nenhum lado. Um pouco demais para um, insuficiente para o outro.

Você tem um bom relacionamento no ambiente de trabalho? Muitos podem responder positivamente. E não estarão mentindo. Mas a questão não é essa. No fundo, você sabe que não é a mesma coisa. Estar sob tal cargo soa como um eterno limbo, além de ser um tanto isolador. Você fala com as pessoas hierarquicamente abaixo ou acima, mas no final não tem a quem recorrer exatamente. Aliás, um outro ponto que a comunicação dupla nos traz: ao ouvir os subordinados e os superiores, por vezes, é possível perceber algumas frustrações no meio do caminho. Como conciliar ambas as partes? O profissional que se encontra na gerência de nível médio é como um forte pilar que sustentam as entrelinhas de uma empresa. Se é reconhecido? Muitas vezes não. E o tamanho estresse para esses indivíduos pode desencadear em outros cenários, se não resolvido rapidamente.

Estresse elevado, síndrome do burnout e DTM

Explicando um pouco melhor a respeito da geração millenium… Nela, fazem parte todas as pessoas que nasceram entre 1980 e 1994. E por que eles são os mais propensos ao burnout? A verdade é que o contexto da geração é fundamentada em uma cultura que glorifica a questão do trabalho. O contexto também não era tão favorável – o grande momento de adentrar em suas carreiras e no mercado de trabalho coincidiu justamente com a Grande Recessão. Esta, foi uma enorme crise econômica entre 2007 a 2009, abalando mercados mundiais. Buscar estabelecer uma vida neste cenário, viver em um limbo familiar para cuidar de seus filhos e também de seus próprios pais, e 2 anos de pandemia… Com certeza a vida de um millenium não é fácil. Hoje, é muito compreensível que estes se vejam extremamente cansados e desmotivados em suas vidas.

Agora, o que isso tem a ver com DTM? Tudo.

Disfunção Temporomandibular (DTM): uma desordem na sua Articulação Temporomandibular (ATM). Eu sei, é bem confuso. Mas vamos lá:

Todo ser humano possui a ATM. Esta, é uma articulação responsável por todos os movimentos da nossa boca. Desde abrir e fechar, falar, mastigar, bocejar… Tudo é ela quem faz. Além disso, ela também conecta sua mandíbula ao crânio e está em contato com outras estruturas do seu corpo. Sendo considerada uma das partes mais complexas do ser humano, a ATM é de extrema importância.

A partir disso, fica mais fácil de entender. A DTM nada mais é do que uma ATM que não está funcionando muito bem. Caso a sua articulação não exerça devidamente o seu papel, muito provavelmente apresenta-se um diagnóstico com DTM – Disfunção Temporomandibular.

O burnout tem alguma relação com isso?

Não somente o burnout, mas a ansiedade, depressão, estresse e outras questões psicológicas também. Por quê?

A DTM se encaixa no que chamamos de disfunção psicossomática. Isso significa que ela pode surgir devido a uma desordem emocional ou psicológica. Na verdade, essa é só uma fatia do bolo. Fatores alimentares, hormonais e genéticos também contribuem muito para o surgimento da mesma. No entanto, o que pouco se fala é sobre o cuidado psicológico para que não se resulte na disfunção.

Muitas pessoas sofrem da mesma, mas desconhecem. Por isso, tomam infinitos remédios para dores de cabeça, por exemplo. Em uma sociedade tão acometida pelas doenças do século XXI, nunca se falou tanto sobre o cuidado das nossas mentes.

Você sofre de estalos na mandíbula? Dores na face? Dores de cabeça, enxaqueca e até mesmo nos olhos? Dores no ouvido e zumbidos? Muitos dos pacientes da Clínica Jin nos procuram com estes sintomas. Outros, ainda dizem estar com dores no pescoço, na cervical e até mesmo nos ombros. Todos eles são possíveis sintomas da DTM. Agora… A dúvida é: isso tem a ver com dentista?

A resposta é sim. Quanto mais estressados ou ansiosos, mais tensionados ficamos. Toda essa tensão se reflete em alguns comportamentos como bruxismo, pressão dos dentes (durante o dia ou a noite), dores de cabeça, muito cansaço ao acordar e entre outros. De fato, isso dificulta a qualidade de vida do indivíduo. E por essa razão, estamos aqui para compartilharmos informações a respeito. Não mais remédios aliviadores, mas uma solução que trate a causa raíz do seu problema.

Está na hora de trazer mais leveza sobre sua vida – no trabalho, na saúde, na família, em tudo. Para entender melhor sobre a DTM e como se dá seu tratamento, assista o vídeo da doutora Erica, especialista em DTM na Clínica Jin:

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile