O Consumo do Café pode Causar Ansiedade? Entenda sua Relação com DTM
março 14, 2022É possível o brasileiro sobreviver sem café! Será que isso é verdade? Ao acordar, sempre tomamos um cafezinho para irmos alerta para o trabalho. Depois do almoço, bate aquele soninho que nos derruba e já não dá vontade de fazer mais nada, e lá vai mais uma xícara. Após a janta, acabamos levando algum trabalho para casa, porém, por causa da rotina maluca, estamos cansados demais para trabalhar, por isso, recorremos ao nosso aliado, o café.
A verdade é que no Brasil, o povo faz 24 horas parecer pouco para um dia. Mães solteiras trabalham 10 horas, buscam os filhos na escola, fazem comida, lavam roupas e louças e ainda arrumam tempo para ver a novela das nove. Nossa rotina é tão cheia e tão exigente, que sem o café, a vida seria muito mais difícil não é mesmo ?
Está se sentindo ansioso e acha que o café pode ser o grande culpado dessa situação? Hoje, vamos mostrar os seus benefícios, mas também, o que consumo em excesso desse nosso aliado pode causar. Confira!
Benefícios do café
Depois da água, o café é a bebida mais consumida no Brasil, e não podia ser diferente em um país onde a cultura, economia e história estão ligadas diretamente com o mesmo.
Em uma simples xícara de café, encontramos diversos nutrientes e substâncias capazes de fortalecer nossa saúde. Isso porque, o grão do café é extremamente rico em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que ajudam na prevenção de diversas doenças.
Mesmo depois de tudo isso, não chegamos na melhor parte, a cafeína. Famosa pelo efeito estimulante, a cafeína, eleva o nível de adrenalina do nosso sangue, que por sua vez, nos deixa em alerta e ajuda na perda de peso.
Não é só isso, listamos aqui, 3 benefícios claros que o consumo do café traz à nossa saúde, veja.
Prevenção de problemas cardíacos
De acordo com estudos realizados na universidade de Harvard, pode-se afirmar que o consumo do café 4 vezes ao dia, pode diminuir em 11% as chances de um ataque cardíaco.
Os polifenóis encontrados na bebida, atacam os radicais livres no nosso organismo, substâncias que alteram nosso DNA e aumentam nosso colesterol, nos deixando propícios à ataques cardíacos.
Prevenção de Câncer
Uma pesquisa feita na Itália pelo Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, constatou que o consumo do café reduz em 41% o desenvolvimento do tumor, e diminui em 18% chance de se desenvolver um câncer. Acredita-se que isso aconteça, devido a presença dos antioxidantes na bebida, tais substâncias, combatem os radicais livres, grandes impulsionadores do quadro da doença.
Ajuda na memorização
A Universidade Johns Hopkins (EUA) fez um teste com 44 pessoas, as quais passavam por testes de memória antes e depois do consumo do café. O resultado concluiu que após o consumo da bebida, nosso cérebro apresenta mais facilidade na memorização.
Cuidados que devemos ter ao consumir o café
Agora, vamos falar sobre a ansiedade. É mito ou verdade que o café pode nos deixar ansiosos?
A cafeína é considerada uma droga estimulante, pois afeta diretamente o sistema nervoso, cardíaco e respiratório. É claro que na maioria dos casos, o consumo em excesso de qualquer substância é perigoso, e no caso do café, não é diferente. Estudiosos e pesquisadores chegaram a uma conclusão: 400 mg de cafeína por dia para um adulto deve ser o máximo ingerido.
A substância pode afetar nosso corpo de diversas formas e intensidades, benéficas ou não. Tudo está ligado ao nosso metabolismo, cada pessoa é capaz de metabolizar a substância em velocidades diferentes.
Por isso, a questão não deve ser, quantas xícaras de café podemos tomar por dia. Mas sim, quanto café o meu corpo é capaz de metabolizar ?
É recomendável não consumir a bebida ou consumi-la em pequenas dosagens caso você sofra com ataques de pânico, ou crises de ansiedade. A cafeína aumenta a nossa adrenalina, o que pode nos impulsionar a tais situações.
Caso você não tenha tal histórico, esteja apenas atento à questão da dependência, depois de se acostumar a tomar 5 xícaras por dia, uma dose faz menos efeito, o que pode nos incentivar a aumentar as dosagens e por causa dos efeitos, ficar ansiosos.
Relação da ansiedade e da DTM
Pessoas que sofrem com ansiedade, tendem buscar uma forma de se acalmar ou se desestresssar, e é comum que acabem desenvolvendo um quadro de bruxismo, o hábito de ranger e apertar os dentes.
De acordo com dados da OMS, organização mundial da saúde, 40% da população mundial sofre com o bruxismo, tendo como sua maioria, o público feminino.
Ao desenvolver o bruxismo, estamos propícios a contrair problemas em outras áreas, por exemplo, na ATM, articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável por ligar a mandíbula e o crânio, e é composta por diversas estruturas, que quando acometidas causam dor de cabeça, dor nos músculos da mastigação, som de cliques ou estalos ao abrir a boca e muitos outros sintomas. Essa condição é chamada de DTM.
Quem somos?
Erica Jin - Doctoralia.com.brComentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso
Deixe um comentário Cancelar resposta