Tenho muita dor de cabeça, o que pode ser ?
fevereiro 7, 2022A dor de cabeça é um sinal importante do nosso corpo. Muitas pessoas sentem esse tipo de desconforto quando estão tensas ou com fome, por exemplo. No entanto, a dor pode indicar também a presença de doenças e disfunções. Algumas delas são anemia, sinusite distúrbios da tireoide e DTM (disfunção temporomandibular).
A DTM é uma distensão da articulação localizada entre nosso crânio e nossa mandíbula. Pesquisas realizadas nos EUA mostram que 80% de sua população sofre com este problema. Por isso, estima-se que no Brasil os índices sejam igualmente altos. Alguns estudos também mostram que mais de 60% dos pacientes com DTM possuem cefaleia. Por isso, boa parte das cefaleias e enxaquecas constantes têm a ver com esta distensão. Além da dor de cabeça constante, é comum que o indivíduo também sinta bastante tensão na região do maxilar ao acordar ou durante o dia.
Para saber se você tem esse problema é preciso estar atento a alguns sinais. Os principais tipos de DTM são a muscular, que afeta principalmente os músculos da mastigação. Neste caso, é comum sentir algum desconforto na hora de mastigar os alimentos. Existe também a DTM articular, que afeta principalmente a nossa articulação temporomandibular, ou ATM Algumas doenças degenerativas podem ser a causa da distensão. No entanto, a DTM pode ter como causa um distúrbio psicológico, como a ansiedade e o estresse.
Qual é a característica da dor de cabeça causada pela DTM?
Para saber se a sua dor de cabeça é causada pela DTM é importante se atentar para as suas características. Esse tipo de cefaleia geralmente dá a sensação de aperto na região da cabeça. É uma dor que tende a amenizar quando a pessoa consegue relaxar.
A dor de cabeça associada a DTM pode surgir logo pela manhã ou durante o dia. Outra característica importante é que a dor pode estar associada a outras dores musculares, especialmente no maxilar, no pescoço e nuca. Há ainda uma grande incidência de dor de ouvido associado a esse tipo de cefaleia.
Quem sofre de enxaqueca também pode ter os sintomas piorados por conta da distensão.
Além das dores é importante estar atento a outros sinais
A DTM, além de cefaleia e dor muscular, causa outros sintomas característicos: estalos na mandíbula e dor ao abrir a boca. Caso você sinta alguma destas coisas é muito importante procurar por um dentista. Este é o profissional indicado para tratar a DTM. A principal forma de fazer o diagnóstico é por meio de palpação na região e análise do histórico do paciente. Além disso, são solicitados exames clínicos.
Como tratar a dor de cabeça associada a DTM?
O tratamento varia de acordo com a causa da DTM em cada paciente. O dentista é quem faz esta avaliação. Os principais métodos utilizados são:
Utilização de placa de mordida
A placa pode ser utilizada durante a noite e diminui o impacto causado pela tensão muscular. Isso porque muitos pacientes com DTM têm o hábito de ranger os dentes durante a noite. Esse problema, conhecido como bruxismo, pode causar desgaste nos dentes e até mesmo quebrá-los. Também é uma das causas da dor de cabeça.
Uso de medicamentos
Em alguns casos o dentista pode indicar o uso de relaxantes musculares e outros medicamentos para auxiliar no tratamento. Isso ajuda a manter o paciente menos tenso e menos propenso a dores de cabeça.
Fisioterapia
Dependendo da causa, é indicado um tratamento fisioterapêutico para aliviar a tensão que gera a DTM e a cefaleia. Em casos mais severos, também pode ser indicada a realização de uma cirurgia.
A dor de cabeça associada a DTM pode também ser curada por meio de bons hábitos. Algumas das formas de evitar o desconforto é dormir de lado, manter uma postura correta e evitar a ingestão de alimentos duros. Ter uma rotina saudável sem estresse e ansiedade também é fundamental.
Quem somos ?
Erica Jin - Doctoralia.com.br
Comentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso