O Que Causa Sensibilidade Nos Dentes?

Quem nunca sentiu algum tipo de sensibilidade nos dentes? Aquela sensação de dor, choque ou desconforto durante alguma refeição. Algumas pessoas têm sensibilidade a alimentos muito doces, muito quentes ou muito gelados. Outras têm sensibilidade ao escovar os dentes. Se você sofre com isso, saiba que não está sozinho. No Brasil, mais de 30% da população tem sensibilidade nos dentes. É por isso que esse é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram por um dentista.

Afinal, o que causa a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade pode ser causada por diversos motivos. Por isso, é fundamental uma avaliação bem feita do dentista para descobrir a origem do problema. Só assim o tratamento poderá ser eficaz. Veja abaixo algumas das principais razões deste desconforto.

* Desgaste do esmalte

Em diversas situações a sensibilidade é causada por conta da perda do esmalte dentário. O esmalte é a camada que protege o dente. Quando ele sofre um desgaste a dentina, camada interna, fica exposta. Com isso, vem a dor na região.

O desgaste no esmalte pode acontecer por vários motivos. Uma das mais comuns é a cárie dentária. Neste caso, a consulta com o endodontista pode ser indicada. É este profissional que cuida de lesões que atingem as camadas internas do dente.

* Bruxismo

Bruxismo é o nome que se dá ao hábito involuntário ou não de ranger ou apertar os dentes. A maioria das pessoas faz isso durante a noite, sem perceber. Porém, algumas pessoas adquirem este hábito durante o dia. Por conta do apertamento dentário, o bruxismo pode causar um desgaste nos dentes. Isso, por sua vez, dá origem à sensibilidade dentária.

É muito importante observar os sinais do bruxismo que são dores de cabeça, estalos ao abrir e fechar a boca e dentes fraturados. Caso não seja tratado, o bruxismo pode favorecer o aparecimento de outro problema, a DTM.

* Escovação errada

A sensibilidade pode aparecer em pacientes que não têm o hábito de escovar os dentes. Isso porque o mau hábito favorece o acúmulo de bactérias na cavidade bucal. Estas bactérias podem atingir a polpa dentária causando dores e sensibilidade.

Porém, pessoas que escovam os dentes todos os dias também podem sofrer com a sensibilidade. Neste caso, o problema surge por uma escovação inadequada. Pessoas que utilizam de muita força para escovar os dentes podem machucar a gengiva. A retração da gengiva, por sua vez, gera a sensação de choque ou dor. Além disso, o uso de escovas com cerdas muito duras também favorece o desgaste na gengiva.

Para saber se você escova os dentes da forma correta é importante observar se as cerdas da escova estão muito desgastadas. Quando isso acontece é provável que o motivo seja a forma errada de escovação. Caso tenha dúvidas, vale a pena pedir ajuda ao seu dentista.

Existem ainda causas menos comuns que causam a sensibilidade dentária. É o caso do clareamento dental e de problemas estomacais. Por isso, apenas o dentista pode fazer uma avaliação e identificar corretamente o motivo do desconforto.

Caso você sinta sensibilidade nos dentes procure pela ajuda de um dentista. Na Clínica Jin temos profissionais que estão prontos para ouvir e atender as suas necessidades.

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.