O que é Migranea e Qual a Relação Com a DTM?

março 10, 2022

Certamente, você já sentiu alguma vez na sua vida uma dor pulsante localizada nas laterais da cabeça. Dor essa, que pode ter te deixado de cama ou incapaz de cumprir com seus deveres diários no trabalho, em casa ou com a família.

Talvez você já tenha se perguntado, será que essa dor é normal, ou pode prejudicar minha saúde? Ela vai parar? De onde ela vem? Como se chama? Hoje, vamos falar sobre a migranea, sua relação com a DTM e muito mais. Confira!

O que é a migranea?

O termo migranea deriva-se do grego “hemi” “metade” e “kranion” “cabeça”, ou seja, uma dor que atinge metade da cabeça. Estudos realizados pela Academia Americana de Neurologia, afirmam que a migranea afeta cerca de 10% da população mundial, tendo como sua maioria as mulheres.

Podemos caracterizar a migranea como uma dor pulsante e latejante de média ou alta intensidade, localizada nas laterais da cabeça. É considerada uma doença neurológica, já que, estímulos sensoriais estão ligados à sua causa. Além disso, não é apenas uma dor de cabeça comum e sim uma condição que pode te deixar de cama por dias.

Sintomas

A migranea ao contrário das outras dores de cabeça, tem sintomas mais graves e delicados que podem afetar a vida social e a capacidade laboral dos pacientes. Então, separamos aqui alguns dos principais sintomas da migranea para que você se atente à eles, entre eles está:

  • Dor que pulsa ou lateja
  • Dor associada a náusea ou vômito
  • Dor de cabeça frontal, ou temporal
  • Ataques (crises de dor) de duração extensa
  • Lentidão mental e sonolência após uma crise
  • Sensibilidade a estímulos sensoriais como cheiros, ruídos e luzes fortes

Causas

De acordo com o US National Libray of Medicine , pode-se afirmar que a pré-disposição genética é uma das grandes causas da doença, o que junto com as outras causas pode trazer prejuízos à saúde. Segundo pesquisas da headache, os gatilhos que impulsionam uma crise de migranea são:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Baixa qualidade de sono
  • Má alimentação
  • Ingestão incorreta de medicações
  • Alterações hormonais (ciclo menstrual)
  • Cheiros, ruídos e luzes fortes

Relação com a DTM

A DTM, disfunção temporomandibular, tem repercussão no sistema nervoso e pode impulsionar um quadro de migranea, no entanto, é incapaz de gerar a doença sozinho.

Tal disfunção afeta a ATM, articulação temporomandibular, estrutura responsável por ligar a mandíbula com o resto do crânio. Essa estrutura é composta com ossos, músculos e nervos, por isso, qualquer problema nessa área, devido à proximidade com a cabeça, pode impulsionar um ataque de migranea.

Caso você tenha ataques frequentes de migranea, busque observar se está tudo certo com a sua a ATM, pois com vimos, isso pode ser um sinal que a sua articulação precisa de reparo. Para te ajudar, vamos mostrar aqui 5 sintomas da DTM, que caso você se encaixe na descrição, recomendamos buscar ajuda profissional.

  • Dificuldade ao abrir a boca
  • Som de estalos ou cliques ao mover a mandíbula
  • Dor nos músculos da mastigação
  • Dores de cabeça frequentes
  • Cansaço nos músculos da mastigação

Agora, você já sabe que a migranea e a DTM estão claramente ligadas e é fundamental monitorar seus sintomas. Em casos de suspeita, agende já sua consulta, quanto antes uma doença for descoberta, melhor será para tratá-la.

Quem somos ?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile