Sensibilidade nos dentes com bebidas geladas, o que pode ser?

Provavelmente você já tomou alguma bebida gelada, e logo após sentiu uma dor nos dentes, semelhante à uma agulhada. Essa dor é comum ao ingerir alimentos muito quentes, muito gelados ou até doces. Apesar de ser algo comum entre as pessoas, será que é normal sentirmos essas dores ? Devemos nos preocupar ?

De fato devemos estar atentos à essa sensibilidade nos dentes, pois, ela pode indicar uma erosão dentária. Outro problema que deve ser observado. Hoje, nós vamos explicar de onde essa dor se deriva, e como tratá-la. Confira!

Causa da sensibilidade

A sensibilidade dentária pode ser desenvolvida principalmente pelo consumo em excesso de alimentos ou bebidas ácidas, como refrigerantes e açúcares. Quando ingerimos tais substâncias em demasia, o ph da nossa boca tende abaixar. Dentro dela, a saliva é a encarregada de controlar os níveis de acidez, no entanto, quando o ph se torna muito ácido ele supera a saliva e causa a erosão dentária.

Podemos dizer que quando isso acontece, o dente perde a sua proteção natural, pois, o esmalte é corroído, deixando o dente exposto. A escassez de esmalte nos dentes deixa a raiz do dente vulnerável, tal raiz, composta por diversos nervos e outras estruturas. Quando as bebidas e alimentos encontram essa raiz, atacam o sistema nervoso, causando a dor aguda e desconforto.

No entanto, há outras causas para a sensibilidade dentária, por exemplo, um dente fraturado pelo hábito de ranger os dentes com força, o bruxismo. Outra causa é a escovação indevida, tal prática pode provocar a exposição da dentina, o que causa grande sensibilidade. Complicações com a gengiva também podem ser motivo de dor, devido a retração gengival, terminações nervosas podem ser acometidas gerando tal dor.

Cáries

Uma causa da dor que merece destaque e muita atenção é a cárie. Caso deixemos de tratá-la e ela evolua de tamanho, pode ser bem capaz de atingir a polpa (raiz) do dente, e os trazer dor.

A cárie, ao alcançar a parte interior do nosso dente, deixa um buraco onde as bebidas e alimentos possam passar e atingir a polpa, além disso, infecta seu conteúdo podendo causar a morte do dente. O mais indicado a se fazer nesses momentos de dor é procurar um dentista que avalie seu estado e diga se será necessário um tratamento de canal, ou não.

Por isso, esteja sempre atento às dores que você sentir, quanto antes você levar a situação à um profissional, mais chances você terá recuperar a saúde do seu dente sem precisar de um tratamento de canal.

Como dar fim a sensibilidade dentária

Caso a dor não esteja sessando e sim aumentado, é necessário que haja um controle rigoroso no consumo de alimentos ácidos ou de temperatura extrema. Além disso, é de suma importância que o paciente vá à um dentista capaz de diagnosticá-lo e tratá-lo corretamente.

Se a situação do paciente se enquadrar no tipo de tratamento, além do de canal, poderá ser feito uma fluorterapia. Procedimento encarregado de aplicar uma grande quantidade de flúor no dentes mais sensíveis. Essa substância é capaz de dessensibilizar e bloquear os túbulos dos dentes, assim, protegendo as terminações nervosas e dando fim a dor.

Vale lembrar que a origem da dor pode variar, logo, para cada dor pode haver uma solução diferente. Por isso, caso você esteja sentindo essas dores, não deixe de agendar uma consulta com um profissional de confiança.

Quem somos ?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.