Clinica Jin - Sorriso Gengival: Quando a Gengivoplastia é Indicada?

Sorriso Gengival: Quando a Gengivoplastia é Indicada?

setembro 11, 2021

Sorriso gengival, ou melhor, mostrar grande parte da gengiva ao sorrir. Apesar de não trazer grande prejuízo funcional, muita gente procura uma clínica odontológica para corrigir esta condição. Você sabe o que é um sorriso gengival e quando uma gengivoplastia é indicada?

Quais são as características de um sorriso gengival?

Basicamente, o sorriso gengival é aquele no qual o paciente mostra uma grande parte da gengiva ao sorrir. Em termos clínicos um sorriso é considerado gengival quando aparece mais de 3 mm de gengiva no sorriso. No entanto, isso não é uma regra definitiva. É o paciente que sabe o quanto ele acha ruim ou não o aparecimento da gengiva.

Algumas pessoas não se incomodam enquanto outras preferem fazer a gengivoplastia mesmo que a exposição gengival não seja tão grande. É claro que o periodontista ou cirurgião dentista, profissionais que podem realizar a gengivoplastia, devem também fazer a sua avaliação.

Há alguns casos em que o periodontista pode avaliar que o sorriso gengival compromete a limpeza dos dentes. Isso porque o crescimento da gengiva pode dificultar a escovação e a passagem de fio dental. Nesta situação a gengivoplastia pode ser recomendada por motivos funcionais e não apenas estéticos.

Por que algumas pessoas têm sorriso gengival?

Quem mais apresenta esse tipo de sorriso são as mulheres. Por isso, elas são as que mais recorrem a gengivoplastia. Afinal, por que isso acontece?

Existem alguns motivos que podem acarretar na exposição gengival e em diversas situações eles ocorrem de forma simultânea. Um deles é o crescimento da maxila, ou seja, parte superior da boca. Esse crescimento pode inclusive tornar o osso da maxila maior. Outro motivo comum é o crescimento dos músculos na região da maxila, no lábio superior.

Um terceiro motivo é a erupção passiva alterada (EPA). Neste caso, há uma crescimento excessivo da gengiva que acaba por cobrir o dente. Isso geralmente acontece durante a erupção dos dentes na boca.

Existe também a erupção ativa alterada (EAA). Neste caso, é o próprio dente e não a gengiva que se move incorretamente do osso para nascer. Assim, o dente fica parecendo menor.

Quando a gengivoplastia é indicada?

Como dissemos acima, uma exposição de mais de 3 mm da gengiva é considerada excessiva. Porém, isso varia de paciente para paciente. No final, é ele quem decidirá se quer ou não fazer a gengivoplastia por motivos estéticos. A cirurgia deve ser feita caso o paciente não se sinta bem e queira corrigir a exposição gengival.

O dentista também pode indicar a gengivoplastia caso a exposição gengival dificulte no processo de escovação. Este cenário pode acontecer em alguns casos.

Vale lembrar que diversas pessoas procuram uma clínica odontológica por um motivo estético e não há nenhum problema nisso. Hoje na odontologia é muito claro que qualquer tipo de tratamento deve levar em conta a satisfação estética do paciente. Isso porque um sorriso bonito melhora a autoestima e faz com que este paciente tenha mais qualidade de vida.

Se você não está satisfeito com seu sorriso agende uma consulta conosco. Na Clínica Jin temos profissionais especialistas que podem te ajudar a ter um sorriso bonito e harmonioso.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso