Tenho uma Ferida Dentro da Boca que não Melhora, O Que Pode Ser ?
março 15, 2022As lesões bucais podem ser provocadas por aftas, impactos fortes, irritações ou até por infecções, virais ou bacterianas. Um exemplo de infecção viral comum entre as pessoas é a herpes labial, surgem pequenas bolhas na região dos lábios que causam dor e ardência.
Caso a úlcera permaneça por volta de 10 dias e não suma, o paciente pode estar enfrentando situações de maior gravidade. Deve-se estar atento ao líquen plano, sífilis, cancro mole oral, lúpus ou alergias à medicamentos como alendronato, anti-inflamatórios ou quimioterapias.
As feridas que surgem na nossa boca podem ser malignas ou benignas, causar problemas sérios à nós ou não, podem variar de tamanho, localização, intensidade de dor e ardência. Normalmente, somem em um período de 7 à 10 dias, entretanto, dependo da dor, resistência da lesão e sintomas do paciente, pode ser necessário o uso de medicamentos como antibióticos, corticoides ou imunossupressores.
Vale pontuar que não se deve procrastinar, caso surjam feridas na sua boca, procure o mais rápido possível um profissional dentista capaz de te diagnosticar, acompanhar e tratar. Para ajudar na identificação das suas lesões, listamos aqui algumas das causas das feridas surgirem.
1.Aftas
Cientificamente conhecida como estomatite aftosa, a afta é caracterizada pelo nascimento de pequenas úlceras arredondadas no interior da superfície bucal. Tais bolinhas, podem aparecer na bochecha, gengiva, lábios, língua, palato, e em qualquer lugar da superfície bucal, causando extremo desconforto e em alguns casos, dificuldade ao falar e comer.
Existem diversas causas para o surgimento das aftas, entre elas está a mordida errada, consumo em excesso de substâncias cítricas, falta de vitaminas no corpo, alergia a medicamentos e até mesmo pelo estresse. A imunidade baixa também contribui para o surgimento de aftas recorrentes quando sua causa não é ao certo definida.
A afta costuma cicatrizar-se sem a necessidade de recorrer a medicamentos, no entanto, em casos de dor e incômodo que não haja uma melhora no período de uma semana, pode ser viável o uso de pomadas anestésicas. Entre elas está benzocaína, e corticóides como Triancinolona ou Fluocinonida. Contudo, se medicar não é o suficiente, devemos manter uma boa alimentação e nutrição para sustentar o sistema auto imune.
Todas essas feridas são estudadas, tratadas e diagnosticadas pelo estomatologista, profissional dentista especializado na área da estomatologia.
2. Herpes labial
As feridas da nossa boca também podem surgir através de infecções virais, o que é muito comum. Para acabar contraindo uma herpes labial, é preciso ter contato com o vírus herpes simplex, por meio de contato direto com secreções de outras pessoas.
A herpes labial, gera pequenas bolhas avermelhadas na região dos lábios, tais lesões, acompanham dores, ardências e coceiras intensas.
Os sintomas tendem desaparecer em um período de até 2 semanas. É indicado a busca por um profissional que possa te receitar medicamentos antivirais como o Aciclovir, produto capaz de agilizar o processo de cicatrização e que pode amenizar os sintomas com efeitos analgésicos.
3. Machucados
Mesmo que sem perceber a causa, acabamos gerando pequenas feridas na boca no nosso dia a dia. Há algumas causas definidas como o uso de aparelhos ortodônticos, ingestão de alimentos ou líquidos muitos quentes ou muito gelados e o contato da mucosa com substâncias ácidas.
Outras causas também podem ser ditas como o crescimento errado de um siso, mordida errada, prótese mal ajustada e escovação exagerada. A verdade é que o tecido que cobre a parte interior da nossa boca é delicado e facilmente pode ser obstruído, por preste muita atenção ao que entra em contato com sua boca.
Essas lesões podem causar certo incômodo, no entanto, evite cutucá-las e tocá-las. O uso de pomadas cicatrizantes como o Policrusuleno é indicado.
4. Outras doenças
Outra causa para a aparição das lesões bucais são doenças, algumas, sistêmicas que têm repercussão bucal, entre elas estão:
- Pênfigo
- Doença de Behçet
- Líquen Plano
- Lúpus eritematoso
- Doença celíaca
- Câncer
- Doença de Crohn
- Eritema multiforme
As doenças auto-imunes ou gastrointestinais podem trazer sim lesões bucais, que por sua vez, tendem a ser mais duradouras e acarretar outros sintomas como febre, diarreia, lesões genitais, perda de peso e outros.
Nessas situações é importante buscar um especialista clínico geral ou dentista que possa fazer os exames necessários e tratar das doenças.
Quem somos ?
Erica Jin - Doctoralia.com.brComentários
clinicajin
05/01/2024SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera
Lindynês Leite Peres
05/01/2024Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.
Aniclecia Bernardo Souza
26/02/2023Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor
Erica Alice
08/12/2022Polana Caniço A
Eliana Porto silva
25/01/2022Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto
Angela Gonsalves Feitosa
06/12/2021Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso