Enxerto em Bloco

Créditos: dental-inno por Pixabay

O enxerto em bloco é uma técnica utilizada para corrigir problemas ósseos antes da realização de um implante. Quando o paciente tem perda dentária, uma das formas de reconstruir este dente é por meio do implante. É ele que vai fazer o papel de raiz da prótese, que pode ser uma coroa de porcelana, por exemplo. No entanto, para ser fixado na maxila ou na mandíbula o paciente precisa ter uma estrutura óssea adequada. Em alguns casos isso não acontece. É aí que entra a vantagem da técnica do enxerto em bloco.

Por que a perda óssea acontece?

A perda óssea na região maxilofacial pode ter diversos motivos. Um deles é a própria perda dentária. Sem um ou mais dentes o organismo entende que não precisa mais enviar cálcio para a região. O resultado é que o corpo começa a reabsorver aquele osso que antes sustentava o dente. Com isso, a estrutura óssea fica mais frágil e torna difícil a instalação do implante. Existe também a reabsorção óssea por conta de alguma doença genética ou adquirida, como a periodontite.

A perda óssea além de dificultar a instalação de implante pode trazer outros prejuízos ao paciente. Um deles é o problema na coluna. Isso acontece porque os ossos e músculos da cavidade bucal estão integrados com outras partes do corpo, como o crânio e a nuca.

O lado bom é que a odontologia contemporânea possui várias técnicas para resolver este problema e trazer de volta a qualidade de vida do paciente. Uma delas é o enxerto em bloco.

Como funciona o enxerto em bloco?

A técnica de enxerto em bloco permite construir uma parte óssea na região da maxila e da mandíbula. Para esta reconstrução é necessário retirar um bloco de osso do próprio corpo do paciente, sem que isso traga nenhum prejuízo. O osso pode ser retirado da costela, da tíbia, da própria região mandibular, entre outros locais. Isso torna a prática mais segura, já que há menos chances de rejeição do organismo e melhor reabsorção.

Esse bloco de osso retirado é realocado no local onde será aplicado o implante. A fixação é feita com parafusos de titânio, material com ótima aceitação pelo organismo. Todo este procedimento deve ser feito por um cirugião bucomaxilofacial, especialista neste tipo de técnica. Após a colocação do enxerto em bloco os implantes podem ser fixados com total segurança e eficácia.

Se você teve perda dentária visite um cirurgião dentista para avaliar qual é a melhor forma de reconstruir este dente. Na Clínica Jin você conta com uma equipe de profissionais especializados em enxertos e implantes.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

SAIBA MAIS SOBRE A EPECIALIDADE CIRURGIA BUCOMAXILO

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DRA. ANA DOCKO

CROSP
MÉDICA - ANESTESISTA

DR. RAFAEL YOO

CROSP 145860
MÉDICO & RADIOLOGISTA

DR. CARLOS SARMENTO

CROSP
CROSP - 91736