Clinica Jin - Gengivite com Profilaxia

Gengivite com Profilaxia

Créditos: renatalferro por Pixabay

A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode causar sangramento e inchaço. É uma das doenças bucais de maior prevalência na população jovem. A gengivite, apesar de acometer em sua maioria crianças e adolescentes tende a agravar na fase adulta. O tratamento da doença é muito importante, já que uma piora do quadro pode levar à complicações mais graves. Inclusive, muitos casos de perda dentária podem ser iniciados por uma gengivite.

Quais são as causas da gengivite?

A principal causa da gengivite é a placa bacteriana, também chamada de biofilme. Nossa cavidade bucal tem diversas bactérias que não são nocivas quando estão em equilíbrio. Porém, quando há um crescimento anormal, essas bactérias se acumulam e formam uma placa dura.

Uma das melhores formas de evitar a doença, portanto, é preveni-la por meio de uma boa higiene e visita regular ao dentista. Como a gengivite geralmente se inicia na infância é muito importante que a criança tenha acompanhamento odontológico para aprender a ter autocuidado. O odontopediatra deve orientá-la a fazer a higienização de forma correta para evitar o surgimento de inúmeros problemas bucais.

Vale lembrar que existem ainda outras causas para a doença como dentes desalinhados e difíceis de serem higienizados. Problemas com aparelhos dentários e próteses também podem causar esse tipo de inflamação.

Principais sintomas da doença

A gengivite é uma doença silenciosa. Por isso muitos pacientes nem imaginam que sofrem com o problema. Porém, existem alguns sintomas comuns que devem ser observados:

* Sangramento gengival: não é normal que a gengiva sangre durante a escovação. Caso isso ocorra, há grande probabilidade de um quadro de gengivite.

* Gengiva vermelha: a cor normal da gengiva é um tom rosado claro. Caso a gengiva se encontra muito avermelhada há sinal de problemas. A cor se altera pois o organismo envia mais sangue para regiões onde há inflamação.

* Gengiva inchada: outro sinal de doença é quando a gengiva tem o aspecto muito inchado. Caso os dentes estejam ficando mais espaçados pode ser um sinal de inflamação.

Dificilmente a gengivite causa dor. Por isso, é importante observar os sinais e visitar um periodontista a cada seis meses.

Complicações da gengivite

O tratamento da gengivite se faz com uma boa profilaxia, ou seja, limpeza profunda para eliminar a placa bacteriana. Além da escovação diária, é importante realizar a higienização com um profissional, já que nem sempre o biofilme é visível.

A gengivite não deve ser ignorada pois caso não seja tratada pode levar a diversas complicações. Isso se deve ao avanço das bactérias na estrutura dentária. A placa bacteriana vai migrando da gengiva para o periodonto, osso e tecidos que sustentam o dente. Neste caso, pode-se desenvolver a periodontite, uma inflamação ainda mais grave. A periodontite pode causar infecção na raiz do dente, o que pode fazer com que ele caia. Por isso, é importante conhecer a forma correta de fazer uma boa limpeza bucal.

Se você precisa de uma higienização bucal profissional agende hoje mesmo sua consulta na Clínica Jin!

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

SAIBA MAIS SOBRE PERIODONTIA

Experiências