Reabilitação Oral: Saiba Tudo Sobre Este Tratamento
Você já ouviu falar em reabilitação oral? Sabia que este é um dos tratamentos mais completos e de excelência que existem na odontologia? De forma simplificada, a reabilitação oral serve tanto para cuidar da parte funcional quanto da parte estética. Por isso, é um tipo de procedimento que visa a construção de um sorriso mais saudável e harmonioso.
Afinal, o que é reabilitação oral?
A reabilitação oral é um tipo de tratamento multidisciplinar. É, portanto, um procedimento no qual o dentista faz uma avaliação completa do paciente, verificando seu quadro de saúde geral. Cada parte é observada individualmente, como ossos, gengiva, dentes, ATM, além da oclusão (mordida), fonética e da mastigação.
Outra avaliação igualmente importante é da parte estética, onde o dentista ouve quais são os incômodos do paciente com seu sorriso e quais são os seus desejos. Ou seja, o dentista avalia também aspectos psicológicos do paciente que podem levá-lo a ter problemas de autoestima relacionados à saúde bucal.
A partir dessa avaliação é elaborado um plano de reabilitação criterioso. Desta forma, é possível a realização de um tratamento odontológico personalizado.
Por estes motivos, a reabilitação oral é um tratamento de alto padrão. Exige um cuidado especial do cirurgião-dentista para proporcionar um resultado altamente satisfatório.
Quando a reabilitação oral pode ser indicada?
A reabilitação oral é fundamental para pacientes que possuem algum problema de mordida ou que tiveram perda dentária. Além disso, é recomendada para quem sofre com dores na região orofacial, dificuldades de mastigar ou problemas de fala. Pode ser também útil para pacientes que desejam uma avaliação completa de sua saúde bucal além de avaliação estética.
O tratamento pode também ser indicado para pacientes que sofrem com o bruxismo. Bruxismo é o ato de ranger e apertar os dentes principalmente durante a noite. Quando não tratado o bruxismo pode causar desgaste dentário, perda de dente e até mesmo uma distensão chamada DTM. A DTM, ou disfunção temporomandibular, é um deslocamento que atinge a articulação que liga o crânio à mandíbula. Pode causar enxaqueca, dor de ouvido, dor na nuca, dor de dente entre outros desconfortos orofaciais.
Quais são os principais procedimentos realizados?
Para entender quais são as necessidades do paciente o dentista realiza exames bucais bem como a anamnese. A anamnese é uma espécie de conversa na qual o paciente conta quais são seus anseios e expectativas. Além disso, podem ser solicitados exames de outra ordem em alguns casos.
Alguns dos principais procedimentos realizados são o implante dentário e a prótese. O implante permite reconstruir o sorriso do paciente que teve alguma perda dentária. Consiste na instalação de um pino de titânio e prótese de porcelana idêntica ao dente natural.
Outros tratamentos comuns são os que envolvem a harmonização do sorriso. Podem ser indicados a utilização de facetas e lentes de contato para tornar os dentes mais brancos. O uso de aparelho ortodôntico, por sua vez, pode ser indicado para tornar o sorriso mais estético. Além disso, outro tratamento possível é a gengivoplastia, que corrige problemas como o sorriso gengival.
O ponto mais positivo da reabilitação oral é que o tratamento para várias condições é feito em um planejamento só. Portanto, ele garante uma integração maior das etapas, o que significa maior eficácia no resultado.
Na Clínica Jin, nosso principal objetivo é conquistar a confiança de nossos pacientes com um tratamento humanizado e profissional. Por isso, a reabilitação oral é um de nossos tratamentos de excelência para garantir a satisfação pessoal e a saúde de nossos pacientes. Agende uma consulta conosco e tire todas as suas dúvidas sobre este e outros procedimentos.
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.
Erica Jin - Doctoralia.com.br