Restauração direta

Créditos: Michael Larsson por Pixabay

A restauração direta é indicada quando o paciente sofreu algum trauma ou lesão que causou desgaste dentário. Este tipo de situação pode ser originada pela cárie dentária ou até mesmo por uma pancada no dente. Por isso, o principal objetivo da restauração direta é devolver a este dente sua função e aparência estética. Existem basicamente dois tipos de procedimento para restabelecer a estrutura dentária: a restauração direta e a indireta.

Qual é a diferença entre restauração direta e indireta?

A restauração direta é aquela que pode ser feita diretamente no dente afetado. Ou seja, a resina ou outro material indicado pelo dentista é aplicada na região lesionada. Esse tipo de procedimento é indicado para casos de traumas ou lesões mais simples nos dentes. Geralmente, o processo é rápido e é finalizado no mesmo dia em que o paciente vai ao consultório. A restauração direta também pode ser uma boa opção para corrigir espaços entre os dentes, condição conhecida como diastema.

Já a restauração indireta é aquela que não é realizada diretamente no dente. Ou seja, o dentista precisa fazer um molde da região a ser restaurada. Esse molde vai para o laboratório e quando o material fica pronto é instalado na cavidade bucal do paciente. Esse tipo de restauração é indicada em casos de lesões mais graves ou profundas.

Como é feita a restauração direta?

O primeiro passo é realizar uma limpeza no dente para retirar as bactérias e outros agentes causadores da lesão. Em boa parte dos casos, a lesão é causada pela ação da cárie dentária. Por isso, ela precisa ser eliminada para que só assim o dente possa ser restaurado.

Essa higienização e eliminação de cárie geralmente é feita com o auxílio de uma broca ou com laser. Feita a limpeza, o dente está pronto para receber o material que vai restaurar a sua função. Este material pode ser uma resina própria para utilização na cavidade bucal. A resina é bastante resistente e devolve a capacidade de mastigação ao paciente. Além disso, ela é produzida na cor do dente natural, o que proporciona um resultado bastante estético.

Cuidados antes de realizar a restauração direta

A restauração é um tipo de tratamento muito comum realizado nos consultórios odontológicos. No entanto, é preciso tomar muito cuidado ao realizar esse tipo de tratamento. O dentista precisa higienizar bem a região antes de aplicar a resina ou outro material restaurador. Caso contrário, o dente pode ter infecções e trazer sérios problemas à saúde bucal do indivíduo. Por isso, é fundamental que o paciente confie no seu dentista e saiba o tipo de procedimento que será realizado.

Além disso, a restauração só deve ser feita caso o paciente tenha de fato lesões causadas por cáries ou outros problemas.

Se você precisa de algum tipo de restauração dental, agende uma consulta com os profissionais da Clínica Jin. Trabalhamos com materiais de alto padrão para garantir a perfeição do seu sorriso!
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

SAIBA MAIS SOBRE DENTÍSTICA

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. FABIO PEREIRA

CROSP 109504
ENDODONTIA

DRA. CAMILLA ESTEVES

CROSP 107.869
ESTOMATOLOGIA/ODONTOPEDIATRIA

DR. NICOLAS TURIEL

CROSP
FISIOTERAPIA | ACUPUNTURA PARA ATM | PILATES