Tratamento de Canal

O tratamento de canal é indicado para pacientes que tiveram a parte interna do seu dente comprometido. Esse tipo de lesão geralmente atinge a polpa ou raiz do dente e pode ser provocada por cárie ou doenças como a periodontite. Graças ao tratamento de canal, não é mais necessário extrair um dente que teve sua camada interna comprometida.

Além disso, com o avanço da odontologia contemporânea o procedimento se tornou muito mais simples. Um bom dentista pode realizar o tratamento rapidamente e sem que o paciente sinta dor.

Quando é necessário o tratamento de canal?

As lesões que atingem a parte interna de um dente geralmente são causadas por cárie não tratada. Porém, isso também pode acontecer por causa de traumas ou pancadas na região. Até mesmo desequilíbrios hormonais podem tornar o dente mais suscetível a infecções. Quando a doença atinge a camada interior do dente significa que ela já está em estágio avançado e pode trazer complicações. A pior, sem dúvidas, é a perda do dente.

Por este motivo, o tratamento de canal é necessário quando o dentista observar lesões que atingiram a parte interior do dente. Qualquer lesão que atinja esta região além de comprometer a sua estabilidade gera bastante dor. Isso acontece porque essa região possui diversas terminações nervosas que causam desconforto quando inflamadas. Além disso, o paciente pode sentir bastante sensibilidade na região, ao comer determinados alimentos ou escovar os dentes.

Porém, essas lesões internas nem sempre são percebidas antes que o paciente sinta dor. Há situações em que o avanço da cárie ou de doenças periodontais é silencioso. Por isso, é muito importante visitar o dentista a cada seis meses. Quanto antes um dente com problemas for tratado mais chances de evitar complicações que podem ser bastante dolorosas.

Como funciona o tratamento de canal?

Para realizar este tipo de tratamento o dentista analisa o grau da lesão interna no dente. Geralmente, após isso ele faz uma limpeza profunda e desinfecção, eliminando qualquer bactéria ainda presente na região. Em algumas situações o dentista precisa remover a polpa que já foi deteriorada pela infecção. A remoção da polpa infectada é fundamental para proteger a raiz do dente e evitar, assim, que ele venha a cair.

Para preencher o lugar vazio da polpa o dentista faz uma obturação, ou seja, um preenchimento para vedar o espaço aberto.

Após a limpeza, o dentista realiza a restauração, isto é, o acabamento que vai devolver ao dente sua estabilidade. Essa restauração pode ser feita com uma prótese, como a coroa de porcelana.

Vale lembrar que o dentista que faz todo esse procedimento é o especialista em endodontia.

Aos primeiros sinais de sensibilidade ou dor de dente é muito importante procurar uma clínica odontológica de confiança.

Na Clínica Jin temos especialistas em Endodontia e Dentística para proporcionar um tratamento de canal eficaz e restaurações de alto padrão. Agende sua consulta conosco.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. LUCAS MACEDO

CROSP 107895
PERIODONTIA

DR. CARLOS SARMENTO

CROSP
CROSP - 91736

DRA. ANA DOCKO

CROSP
MÉDICA - ANESTESISTA