Você Sente Dores Musculares na Região do Pescoço e na Cervical? Sabia Que Pode Ser DTM?

Quem nunca sentiu dores musculares no pescoço ao acordar? Esse tipo de desconforto é comumente sentido na região da cervical. Muita gente acha que pode ser um problema no travesseiro. Ou então que dormiu de mau jeito. O que nem todo mundo sabe é que boa parte dessas dores musculares no pescoço podem ser causada pela DTM.

DTM é a abreviação de Disfunção Temporomandibular. Essa condição caracteriza-se por um funcionamento inadequado da ATM, a articulação temporomandibular. Essa articulação é a responsável por realizarmos grande parte dos movimentos da região bucomaxilar.

Qual é a causa da DTM?

Não existe uma única razão para o surgimento da DTM. A maioria das pessoas que desenvolvem esta distensão são as mulheres, geralmente dos 20 aos 40 anos.

Alguns pacientes adquirem esta condição por conta de problemas de ansiedade, o que faz com que tensionem a região da mandíbula.

Hábitos como apoiar a mão no maxilar, roer unhas e mastigar chicletes também podem gerar a distensão.

Outros pacientes possuem DTM por conta de alterações na oclusão, ou seja, problemas relacionados a mordida. Há ainda casos gerados por traumas ou questões degenerativas.

Como saber se a dor muscular no pescoço é DTM?

Para saber se a sua dor muscular tem a ver com DTM é fundamental consultar um dentista especialista nesta distensão. Apenas esse profissional poderá fazer o diagnóstico correto e tratar o problema. No entanto, você pode observar se a sua dor é acompanhada de outros sintomas. Entre eles estão dor de cabeça, dor de ouvido, dor no maxilar e estalos ao abrir e fechar a boca. Algumas pessoas também sentem a dor se irradiar do pescoço para os ombros.

Observe também se você se sente muito cansado durante o dia. Todos estes sinais podem ser indícios de que a sua dor muscular tem a DTM como causa. É importante consultar um dentista ao sentir algum destes sintomas. Isso porque nem sempre é fácil relacioná-los com a DTM. Muitas pessoas procuram neurologistas e terapeutas pois sequer desconfiam que o problema pode estar na articulação do maxilar. Porém, os músculos do pescoço estão interligados ao processo de mastigação.

Existe tratamento para a dor muscular causada por DTM?

Caso a sua dor muscular no pescoço seja recorrente, pode ser um sinal de algo mais complexo do que um mau jeito. Porém, fique tranquilo. A dor na região do pescoço causada por DTM tem sim tratamento. Aliás, é fundamental tratar antes que a dor gere complicações.

Para realizar o acompanhamento o dentista especialista precisa identificar o motivo da DTM. Como são inúmeras as suas causas, é preciso um estudo detalhado não apenas da região bucal, mas de todo o histórico do paciente. Tome cuidado pois nem todos os profissionais realizam um diagnóstico correto. Além de não resolver o problema, pode acarretar na piora do quadro.

Por isso, procure por um dentista especialista em DTM. O dentista deve, além de conhecer o histórico do paciente, solicitar alguns exames. Alguns dos mais comuns são a ressonância magnética e a tomografia. Tudo isso ajuda a identificar se as dores sentidas pelo paciente estão relacionadas com problemas na ATM.

Não conviva com a dor. Procure uma clínica especializada para ter de volta sua qualidade de vida!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *