Como é o tratamento da DTM?

dezembro 29, 2021

Você frequentemente sente dores na face? Ouve zumbidos e estalos na mandíbula ao movimentá-la? Sente ela travar ao abrir ou fechar a boca? Se sua resposta foi sim para alguma dessas perguntas, nos acompanhe até o final. Vamos explicar o que isso pode sinalizar, quais são suas causas e os possíveis tratamentos.

DTM e ATM

Todos esses são sintomas da Disfunção Temporomandibular, também conhecida como DTM. O termo é o nome dado a todas as disfunções localizadas na ATM – Articulação Temporomandibular. Esta, por sua vez, é a articulação responsável por ligar a mandíbula ao resto do crânio e se encontra à frente das orelhas, ao lado da face. Sem a ATM, nós não podemos falar, rir, mastigar, bocejar ou realizar qualquer outro movimento com a mandíbula. Sendo assim, fica clara a sua grande importância. Tendo isso em vista, um mal funcionamento nela, pode nos trazer diversos prejuízos à saúde.

Como ela começa?

Para conseguir um tratamento mais eficaz em qualquer disfunção que tenhamos, primeiro, é necessário saber de onde ela se origina. No entanto, a DTM nem sempre apresenta motivos claros da sua existência. Por isso, separamos aqui alguns dos fatores que podem influenciar no desenvolvimento da DTM:
– Tumores
– Infecções
Bruxismo
– Impactos intensos na mandíbula ou fraturas
– Ansiedade e estresse
– Má postura
– Uso incoerente de aparelhos ortodônticos
– Problemas com o sono

Principais sintomas da DTM

Sendo uma doença multifatorial, são muitas questões que podem apontar para o diagnóstico com DTM. Uma delas, é a própria psicologia do ser humano. Nesse caso, dizemos que a DTM é uma doença psicossomática. Isso significa que é um problema físico que advém de uma desordem psicológica. Nesse cenário, os transtornos mentais que tem acometido a sociedade brasileira fazem toda a diferença.

Quanto mais ansioso(a), mais tenso nosso corpo fica. Com as tensões, sofremos de muita dor de cabeça. Além disso, inconscientemente, passamos a pressionar nossos dentes. Seja de manhã, tarde ou a noite, busque reparar. Ao acordar, veja se você dormiu com o corpo todo contorcido e com a mordida pressionada. Tudo isso coopera para o desenvolvimento da DTM, afetando nossa qualidade de vida. Os principais sintomas registrados são:

Se você se identifica com eles, recomenda-se a procura de um profissional de confiança para avaliação do caso.

O tratamento sempre será definido após a descoberta da causa. Com isso, é imprescindível que tendo apresentado os sintomas, o paciente busque um especialista para diagnóstico. Feito o exame, o paciente poderá te encaminhar para o tratamento correto.

Para entender mais sobre a DTM, acompanhe nossa especialista doutora Érica Jin:

Dra. Érica Jin explica com mais detalhes sobre a Disfunção Temporomandibular

Possíveis tratamentos

Devido às diversas possibilidades de causas da DTM, existe uma série de tratamentos diferentes. Assim, o procedimento correto será indicado em cada caso.

Os principais tratamentos da Disfunção Temporomandibular, são:

Fisioterapia: um dos profissionais que pode ajudar o cirurgião dentista (profissional encarregado), é o fisioterapeuta. Dependendo da situação do paciente, pode ser necessário o uso de aparelhos fisioterápicos ou da mobilização da ATM. Tudo isso ajuda a neutralizar a dor aos poucos.

Tratamento clínico: O tratamento clínico visa amenizar os impactos da DTM, tratando das inflamações nas articulações e músculos. Além disso, trabalha-se na melhora do movimento da ATM também. Dentre os procedimentos clínicos possíveis, temos:

  • Uso da placa miorrelaxante. A mesma também é usada no tratamento de bruxismo, ajudando a proteger os dentes e aliviar as articulações
  • Mudança de hábitos do paciente para diminuir o estresse e ansiedade
  • Termoterapia: um outro possível caminho é o uso de compressas frias ou quentes com um acompanhamento médico. As frias, usamos para combater os sintomas de um trauma. Já as quentes, para tratar das dores, impedindo a vasodilatação do local.


Cirurgias: devendo ser recorrido apenas em último caso, a cirurgia é necessária em casos de fratura e desgaste da região. O profissional que opera é o cirurgião-dentista bucomaxilo-facial que, em casos extremos, recorre para a substituição da ATM. Vale ressaltar que o processo cirúrgico só deve ser requisitado em casos extremos.

Tendo em vista a complexidade do assunto, é sempre indicado que você procure um profissional da área para diagnóstico. Assim, seu tratamento será eficaz e conseguirá retornar a uma qualidade de vida muito mais tranquila.

Quem somos?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.


Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

clinicajin

05/01/2024

SP - Capital. Rua Pirapora 54, Ibirapuera

Lindynês Leite Peres

05/01/2024

Onde fica essa clínica? Tenho esse cisto no lábio. O meu aconteceu devido uma cotovelada na boca que me atingiu quando eu tinha 15 anos. Hoje tenho 28 anos e quero corrigir isso. Estou a procura de um profissional especialista para me ajudar com isso. Não sinto dor, mas sinto incômodo estético.

Aniclecia Bernardo Souza

26/02/2023

Muita dor no rosto e dor no ouvido já faz mas de mês que não sei oque é passar um dia sem dor

Erica Alice

08/12/2022

Polana Caniço A

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

Sair da versão mobile