Você Toma Remédio para Dores de Cabeça? Sabia que Ela Pode Ser causada Pela DTM?

Sentir dores de cabeça é mais comum do que você imagina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 50% da população adulta sofre de cefaleia. Destas pessoas, 30% relatam ter enxaqueca. É por isso que tanta gente acaba fazendo uso contínuo de analgésicos para aliviar a dor. No entanto, as dores de cabeça são um aviso do nosso corpo de que algo não vai bem. Existem mais de 200 tipos de dores de cabeça, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Tomar remédio apenas pode mascarar as causas do transtorno. Uma destas causas, aliás, pode ser a DTM (Disfunção Temporomandibular). Você sabe o que é isso?

A importância de identificar a origem da dores de cabeça

Quando sentimos aquela dor de cabeça incômoda é difícil esperar que ela passe sozinha. Por isso, muitas pessoas acabam fazendo um uso abusivo de analgésicos. Além de fazer mal para a saúde, o uso de remédios para dores de cabeça não trata a causa do problema. Por isso, é importante identificar o motivo do desconforto.

Muitas pessoas possuem crises de enxaqueca relacionadas ao estresse, à alimentação, jejum ou problemas bucais. Um dos distúrbios que mais afetam a saúde bucal é a DTM ou disfunção temporomandibular. Esse nome complicado se refere a uma disfunção na articulação localizada entre nossa mandíbula e nosso crânio. Essa articulação, por sua vez, é conhecida como ATM ou articulação temporomandibular.

Você sabia que de acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Dor Orofacial, 80% da população americana possui DTM? O problema é mais comum do que imaginamos e nem sempre as pessoas possuem o diagnóstico correto. E essa pode ser a origem de suas dores de cabeça e crises de enxaqueca.

Como saber se a DTM é a origem da minha dores de cabeça?

O número de pessoas que sofrem com a DTM é grande. Portanto, muitas dores e desconfortos podem estar relacionados a este distúrbio. Como a DTM gera uma disfunção na articulação localizada na boca podem surgir diversos sintomas desagradáveis no corpo. Os mais comuns são:

* Dores de cabeça ou crises de enxaqueca;

* Dor de ouvido;

* Dores na região maxilar;

* Dor de dente;

* Sensação de noite mal dormida;

* Acordar cansado e indisposto;

* Dificuldade para abrir e fechar a boca;

* Estalos ao abrir e fechar a boca.

Por isso, podemos dizer que a DTM gera diversos problemas de saúde quando não tratada corretamente. Inclusive, boa parte das dores de cabeça estão relacionadas a esta disfunção.

Como tratar a DTM?

O tratamento para DTM requer um dentista especialista neste tipo de problema. Isso porque existem inúmeros fatores que geram esta distensão. O dentista deve fazer um acompanhamento rigoroso do paciente para descobrir os motivos que os levam a ter este distúrbio. Após isso, é indicado o tratamento para cada caso. O diagnóstico é de extrema importância, pois não existe apenas uma forma de curar a DTM. Cada paciente é único e o dentista deve ter um atendimento exclusivo para investigar o que pode causar o problema em cada um.

Se você quer conhecer uma clínica com atendimento humanizado e dentistas especialistas em DTM venha para a Jin!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *