ESTOMATOLOGIA
A Estomatologia é o ramo da Odontologia que faz o diagnóstico e o tratamento de doenças da boca e dos dentes. Portanto, todas as doenças que atingem a cavidade bucal são tratadas pelo especialista em estomatologia, seja as de origem viral, bacteriana ou fúngica.
O dentista especialista em Estomatologia pode também detectar outras doenças do organismo que manifestem sintomas na boca. É o caso da diabetes ou de doenças autoimunes, por exemplo. Uma destas doenças autoimunes é o Líquen Plano, inflamação de mucosas que também gera lesões na cavidade bucal. O estomatologista pode ainda detectar doenças sexualmente transmissíveis com manifestação na boca, como a sífilis ou a gonorreia.
É por estes motivos que o paciente deve procurar esta especialidade caso apresente aftas, úlceras, bolhas, manchas e lesões semelhantes. As regiões acometidas geralmente são a boca, a língua, o assoalho da boca e os lábios.
O trabalho do dentista estomatologista
Um dos maiores diferenciais do estomatologista é um cuidado integrado da saúde do paciente. Isso porque sua avaliação vai além da saúde bucal do indivíduo. O estomatologista, antes de fazer qualquer exame bucal, deve conversar com o paciente para entender seus sintomas e desconfortos. Tudo isso ajuda na realização do diagnóstico correto e no encaminhamento do paciente para o tratamento de sua afecção.
Em algumas situações o dentista pode notar que os problemas bucais do paciente têm origem em outras doenças do organismo. É aí que o trabalho do dentista pode ser feito junto com outros profissionais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, etc. Isso ocorre principalmente quando o paciente é detectado com câncer na região bucal.
O papel da Estomatologia no diagnóstico do câncer de boca
Uma das características mais importantes da área de estomatologia é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca. Este é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil que afeta principalmente os homens acima dos 45 anos. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), houve mais de 14 mil casos no ano de 2018.
É por isso que o cirurgião-dentista estomatologista deve ser procurado caso o paciente tenha qualquer tipo de lesão na boca ou nos dentes. Uma afta ou lesão que não cura há mais de duas semanas deve ser investigada por este profissional. Caso o diagnóstico seja feito de maneira precoce, mais chances o paciente tem de ter um tratamento satisfatório.
A partir do momento em que o paciente é diagnosticado com câncer de boca pelo cirurgião bucomaxilofacial, ele é encaminhado para um Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Nesse momento, as duas especialidades caminham juntas para propor um tratamento mais eficaz ao paciente. Isso porque o dentista estomatologista pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais da radioterapia ou quimioterapia. Além disso, ele pode realizar o tratamento da mucosite, lesão que atinge os tecidos orais e a mucosa dos pacientes oncológicos.
Principais especialidades da Estomatologia
* Tratamento de doenças bucais
O dentista estomatologista faz o diagnóstico e tratamento de diversas doenças que atingem a cavidade bucal. Entre essas doenças podemos citar: mucocele, mucosite, herpes e candidíase labial, língua geográfica, etc. A estomatologia também é responsável pelo diagnóstico precoce do câncer de boca.
* Laserterapia
A Laserterapia é um dos tratamentos mais avançados na área odontológica. Consiste na emissão de feixes de luz de baixa frequência que possuem efeitos terapêuticos. Esta técnica pode ser aplicada para acelerar o processo de cicatrização e diminuir a inflamação de diversas doenças bucais. Além disso, pode ser utilizada como tratamento preventivo para evitar o aparecimento de lesões após procedimentos cirúrgicos.
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.