Clinica Jin - DENTÍSTICA

DENTÍSTICA

A Dentística é a área da Odontologia que cuida da saúde e da estética bucal do paciente. Suas principais especialidades são a restauração e o clareamento dental. Por isso, podemos dizer que a Dentística é a parte que restabelece a função e a aparência dos dentes.

A Dentística trata dos dentes que precisam de restauração quando são afetados por alguma doença ou trauma. É muito comum que isso aconteça por conta da cárie dentária não tratada ou de doenças periodontais. Se o dente não consegue mais exercer sua função fisiológica e estética ele deve ser tratado e por vezes substituído. É por isso que a Dentística promove a harmonia e o equilíbrio dentro da boca.

A Dentística e a prevenção à saúde bucal

https://www.youtube.com/watch?v=4pk5n5lef0U

Uma das tarefas mais importantes para a Dentística não é apenas realizar algum tipo de intervenção para corrigir danos. O essencial para o dentista é identificar qual é a causa do problema que levou o paciente ao consultório. Por isso, o profissional trabalha na linha da prevenção. Isso ajuda o paciente a manter sua estrutura dentária e precisar cada vez de menos restaurações.

Podemos dizer, portanto, que o paciente não deve apenas receber o tratamento. Ele deve ser informado pelo dentista sobre as origens de seus problemas dentários. O dentista deve tomar todo o cuidado para que o paciente consiga manter o máximo a integridade de seus dentes naturais. Para isso, ele precisa conhecer a fundo a história do paciente, seus hábitos e as condições de sua cavidade bucal.

O dentista também deve orientar o paciente a ter a higienização adequada, aplicar selantes para evitar cáries, entre outros procedimentos.

Cuidados básicos com a Restauração e a Estética

A restauração é uma atividade essencial da prática odontológica. Como vimos, ela deve ser realizada quando um ou mais dentes não conseguem mais cumprir a sua função. No entanto, nem sempre ela é feita de maneira correta. Muitos pacientes recebem tratamentos de má qualidade e acabam precisando refazer as restaurações frequentemente. Esse processo é nocivo para a saúde do dente, já que ele pode se desgastar com o procedimento feito de forma incorreta. Por isso, a restauração deve ser feita apenas quando necessário.

Em relação a estética, o dentista deve levar em conta a harmonia dento-facial do paciente. Existem diversas técnicas para ajudar o paciente a ter mais autoestima por meio do seu sorriso. Uma delas é a aplicação de resinas para restaurar dentes quebrados, por exemplo. Há também as facetas de porcelana que podem modificar a forma de um dente. Além disso, o dentista pode eliminar manchas e deixar os dentes mais brancos com o clareamento e as lentes de contato.

Para realizar todos estes procedimentos de maneira adequada, o dentista precisa estar atento a todas as novidades na área da Odontologia. Isso significa que ele deve conhecer os novos materiais, técnicas e procedimentos que surgem no mercado. Assim, ele pode garantir o melhor tipo de tratamento e o mais moderno.

Os diferenciais do dentista especialista em Dentística

O dentista especialista em Dentística deve ter um conhecimento bastante amplo de todas as áreas da Odontologia. Ou seja, ele deve conhecer sobre ortodontia, periodontia, implantodontia, endodontia, etc. Esse diferencial faz com que o profissional consiga compreender a saúde bucal do paciente na sua totalidade.

O dentista pode descobrir, por exemplo, que um problema recorrente no paciente seja gerado por problemas de oclusão (mordida). Com isso, ele pode sugerir o tratamento mais eficaz para resolver a situação. O grande diferencial dessa linha de ação é não expor o paciente a diagnósticos e tratamentos inadequados. Pelo contrário, a Dentística tem como objetivo reduzir a ocorrência de danos para a manter a estrutura dentária original do paciente.

Principais especialidades da Dentística

https://www.youtube.com/watch?v=K50Nd5itsVM

* Clareamento Dental

O clareamento dental tem como princípios básicos promover mais saúde e beleza para o sorriso do paciente. Por isso, o procedimento é realizado levando em conta as características da cavidade bucal e a harmonia estética. Existem diversas técnicas de clareamento e o dentista deve avaliar junto com o paciente qual é a mais adequada.

* Restauração Dental

A restauração é responsável pelo restabelecimento da função do dente, geralmente lesionado por cárie ou doença periodontal. Além disso, a restauração visa reconstruir um ou mais dentes levando em conta a harmonia e a estética dento-facial. Para isso, a parte lesionada é retirada e a reconstrução dental é feita utilizando materiais como a porcelana.

https://www.youtube.com/watch?v=Buq9kB-sXMc

**Nenhuma das informações acima substituem uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. FABIO PEREIRA

CROSP 109504
ENDODONTIA

DR. RAFAEL YOO

CROSP 145860
MÉDICO & RADIOLOGISTA

DR. MÁRIO CARCASSOLA

CROSP 111136
CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL