Clinica Jin - PERIODONTIA

PERIODONTIA

A periodontia basicamente cuida dos ossos e tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva. Esta especialidade atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de qualquer tipo de problema que envolva estes elementos que dão suporte ao dente.

A atuação do periodontista é muito importante já que diversas doenças na boca são silenciosas. O paciente começa com sangramentos e pequenos desconfortos, mas nem sempre imagina que pode ser algo grave. Por isso, fazer uma avaliação periodontal regularmente é essencial para evitar danos aos dentes.

A periodontia também é essencial para prevenir problemas de saúde que vão além da cavidade bucal. Na literatura médica há grande consenso em torno da relação entre as doenças periodontais e outros problemas de saúde. Há evidências que mostram os riscos destas inflamações para gestantes, que podem sofrer parto prematuro ou pré-eclâmpsia.

As periodontites são ainda fatores de riscos para o surgimento de doenças cardiovasculares e de diabetes. Tudo isso porque as bactérias podem migrar da boca para outras regiões do organismo. Este tipo de problema bucal também pode piorar a saúde de quem já possui doenças crônicas. É por isso que o periodontista atua ao lado de outros especialistas para trazer mais qualidade de vida a estes pacientes. Sua principal função, portanto, é prevenir e tratar a doença periodontal em qualquer paciente.

https://www.youtube.com/watch?v=DKxP6wLA-Cw

O que é a doença periodontal

A doença periodontal é causada geralmente por uma infecção bacteriana nos tecidos que suportam os dentes. Esta infecção acomete principalmente a gengiva, no entanto, não é apenas essa região que pode ser afetada. Os ossos que sustentam os dentes também podem ser acometidos.

Cerca de 75% da população adulta sofre com doenças periodontais. É por isso que este é um dos principais motivos que levam os pacientes aos consultórios odontológicos. É importante lembrar que essa doença é grave e pode levar até mesmo à perda dentária quando não é tratada. Para evitar este tipo de situação é fundamental que o paciente passe por uma avaliação com o periodontista regularmente.

https://www.youtube.com/watch?v=rF_J-DpIjHE

A importância da avaliação periodontal antes de tratamentos

Como vimos, a periodontia é uma especialidade muito importante para avaliar as estruturas que sustentam os dentes. Por isso, é necessário consultar um periodontista para prevenir danos a estas estruturas. Além disso, antes de qualquer tratamento estético ou ortodôntico este especialista também deve ser consultado. Isso porque um sorriso perfeito precisa antes de tudo ser saudável.

O periodontista fará uma análise de como está a saúde da gengiva, dos ossos e do periodonto. Isso é muito importante para que o tratamento seja bem sucedido e não coloque em risco a saúde do paciente.

Principais especialidades da Periodontia

* Tratamento de Gengivite

A gengivite nada mais é do que uma inflamação na gengiva. Sua causa tem a ver com o acúmulo de bactérias na cavidade bucal. A gengivite nem sempre causa desconforto, mas um dos seus sintomas é o sangramento gengival. Além disso, o paciente pode apresentar as gengivas avermelhadas ou inchadas.

* Tratamento de Periodontite

A periodontite ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias dentro da boca. A placa bacteriana se desenvolve e gera a gengivite, uma inflamação da gengiva. Se esta inflamação não é tratada ela pode evoluir para os ossos que sustentam os dentes. Nesta fase, temos a periodontite.

* Gengivoplastia

A Gengivoplastia é uma cirurgia para remodelar o formato ou o tamanho da gengiva. Este procedimento consiste na remoção de parte do tecido gengival para deixar o sorriso mais harmonioso. É uma técnica muito procurada por pacientes com sorriso gengival. O profissional indicado para realizar esse procedimento é o periodontista. Isso porque o tecido removido não pode colocar em risco a sustentação do dente.

** Veja a experiência de uma paciente que realizou o tratamento

https://www.youtube.com/watch?v=87GlcYlL9po

* Enxerto de Conjuntivo

O enxerto de conjuntivo serve para tratar o problema da recessão gengival. A recessão gengival ocorre quando a gengiva fica mais retraída, deixando os dentes expostos. Essa exposição deixa os dentes mais sensíveis além de prejudicar a estética. A técnica de enxerto de conjuntivo é eficaz e inibe a formação de cicatrizes.

https://www.youtube.com/watch?v=w1xkvUI9RFA


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. FABIO PEREIRA

CROSP 109504
ENDODONTIA

DR. WLADIMIR GUSHIKEN

CROSP 112355
CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL

DR. FÁBIO DUARTE

CROSP 109503
CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL