Clinica Jin - ENDODONTIA

ENDODONTIA

A Endodontia é a especialidade que cuida da parte de dentro de um dente. Ou seja, qualquer problema que afeta a raiz, a polpa e os tecidos adjacentes é de responsabilidade do endodontista.

Quando alguma afecção atinge essa camada a saúde bucal pode estar seriamente comprometida. Isso porque o dente possui diversas partes que protegem seus tecidos internos. O esmalte é um destes fatores de proteção, assim como a dentina. Quando o paciente adquire alguma doença ou inflamação que compromete o esmalte ou a dentina a tendência é que essa lesão atinja a parte interna. Nessa fase a lesão pode causar sérios problemas, como a perda total da função do dente. No entanto, com a intervenção correta e rápida a endodontia possibilita a sua recuperação. Isso evita o pior dos cenários, que seria a necessidade de extrair o dente.

O principal trabalho realizado pela área de endodontia é o tratamento de canal. Esse tipo de procedimento é necessário quando alguma inflamação atingiu a parte interior do dente comprometendo sua estrutura. Geralmente o problema é causado pela cárie dentária não tratada. No entanto, outros tipos de lesão também podem causar a inflamação da polpa dentária. O tratamento endodôntico também pode ser útil para eliminar alguns tipos de periodontite, uma inflamação grave de gengiva.

https://www.youtube.com/watch?v=frTZsk7ldwA

A especialidade do endodontista

O endodontista deve ser um profissional qualificado para agir em situações de emergência. Isso porque os tratamentos realizados na parte interna do dente são delicados e geralmente urgentes. O endodontista tem a habilidade de devolver a função de um dente que está em risco. Uma má realização de qualquer procedimento pode colocar em xeque a estrutura do dente. Por isso, é muito importante fazer o tratamento de canal em um consultório de confiança.

Atualmente, graças aos avanços da Odontologia o tratamento de canal é seguro e eficaz. A evolução dos exames radiográficos permite uma visualização perfeita da parte interna do dente. No entanto, qualquer tipo de lesão precisa do diagnóstico correto para que possa ser solucionada.

Para que o dentista consiga entender o que o paciente tem é importante fazer um levantamento histórico de sua saúde bucal. Entender os sintomas, condições genéticas e outras características é fundamental para identificar o problema. Além disso, o profissional deve solicitar exames clínicos e radiografias para avaliar as condições da polpa do dente. Dependendo do caso, o dentista também pode solicitar uma biópsia para auxiliar no diagnóstico. Veja abaixo os principais casos em que o endodontista é necessário.

Lesões tratadas pela endodontia

O tratamento de canal pode ser necessário quando o paciente apresenta as seguintes lesões:

* Pulpite: inflamação na polpa do dente. Pode ser causada pela ação de bactérias, especialmente a cárie dentária. A pulpite pode ser reversível, ou seja, um tratamento simples pode resolver o problema. Já quando a pulpite é irreversível é necessário um tratamento endodôntico mais complexo.

* Necrose pulpar: morte das células e tecidos que levam irrigação sanguínea para a polpa. A necrose leva à necessidade de remoção e substituição da polpa dentária.

* Periodontite apical: tipo de lesão causada no ápice do dente. Ou seja, na sua parte mais profunda. É importante lembrar que nem todas as periodontites devem ser tratadas pelo endodontista. Por isso, o exame clínico é sempre necessário.

* Trauma dental: pancadas ou outros tipos de acidente também podem causar lesões irreversíveis na polpa dentária.

Principal especialidade da Endodontia

* Tratamento de canal

O tratamento de canal é necessário quando alguma inflamação atinge a polpa dentária. Este órgão fica localizado dentro do dente e possui diversas terminações nervosas. Por isso, a infecção geralmente é dolorosa e requer tratamento imediato. Na maioria das vezes, a polpa é lesionada por conta de cárie dentária não tratada. No tratamento de canal, o endodontista realiza a eliminação das bactérias e posteriormente a obturação do dente.

Importância da Prótese pós tratamento

Após o Tratamento por conta da retirada do nervo, e a cor do dente pode se alterar em consequência do tratamento o por fim o dente deve ser restaurado por uma Coroa de Porcelana. O motivo da necessidade é que a estrutura fica enfraquecido devido à perda de irrigação sanguínea mas isso pode ser resolvido com uma substituição da estrutura como fibra de vidro que são colocadas no interior do dente (núcleo).

https://www.youtube.com/watch?v=v2VkMEOQGfU
https://www.youtube.com/watch?v=Buq9kB-sXMc&t=6s


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DRA. GIOVANNA CASTRO

CROSP 112373
ORTODONTIA/LASERTERAPIA

DR. FABIO PEREIRA

CROSP 109504
ENDODONTIA

DR. LUIZ CARVALHO

CROSP
JURÍDICO | MÉDICO HOSPITALAR