Clinica Jin - DISFUNÇÃO TEMPORO MANDIBULAR(DTM)

DISFUNÇÃO TEMPORO MANDIBULAR(DTM)

 

A DTM, ou disfunção temporomandibular, é uma distensão na articulação que liga nossa mandíbula ao crânio. Esta articulação é conhecida como ATM ou articulação temporomandibular. É graças a ela que conseguimos realizar movimentos complexos como falar, engolir e mastigar.

A DTM, além de gerar desgaste que pode comprometer estas atividades é a principal causa da dor orofacial que não tem origem no dente. Esta disfunção atinge pessoas especialmente na fase adulta. No entanto, há um crescimento no número de crianças e adolescentes com a disfunção.

 

Quais são as causas da DTM?

A DTM é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por inúmeros fatores. Um dos principais é a tensão que algumas pessoas colocam nessa região. Isso é feito de maneira involuntária, como ocorre com os pacientes que sofrem de bruxismo. No entanto, muitas pessoas tensionam o maxilar e a mandíbula durante o dia, causando o apertamento dentário. Isso é bastante comum em pacientes que sofrem com depressão, ansiedade e estresse.

Além deste fator, alguns problemas genéticos ou ortodônticos também podem causar desgaste na ATM. Maus hábitos como roer unhas ou apoiar o queixo nas mãos também estão entre as possíveis causas do distúrbio.

 

Como é possível saber se tenho DTM?

Muita gente tem DTM e nem sabe. Isso porque a disfunção gera sintomas que nem sempre são relacionados com a região bucal. Um deles é a dor de cabeça. Quem sofre de DTM pode ter dores de cabeça frequentes ou enxaquecas sem sequer saber o motivo.

Além disso, pessoas que sofrem com esse distúrbio podem apresentar dores musculares, dor de dente e dor na nuca. Outros sintomas comuns são o barulho ao abrir e fechar a boca e a dor durante a mastigação.

Quanto antes for detectado o problema, maiores são as chances de evitar complicações. Por isso, os pais devem ficar atentos e levar os filhos ao dentista sempre que notarem hábitos ruins como o de ranger os dentes.

 

Complicações da DTM

Além de todo o desconforto causado pela dor orofacial a DTM pode gerar complicações. Uma delas é a dificuldade ou impossibilidade de abrir e fechar a boca. Outra complicação possível é o desgaste e degeneração da ATM.

Os desgastes na articulação temporomandibular e nos músculos adjacentes, por sua vez, podem gerar problemas posturais. Isso acontece porque os músculos desta região passam a modificar seu posicionamento no corpo. Por isso, é muito importante realizar o tratamento assim que surgirem os sintomas.

A principal forma de diagnosticar a DTM é por meio da avaliação do dentista. É ele quem vai realizar a anamnese, ou seja, investigar o histórico do paciente. Além disso, este especialista pode realizar os exames de toque necessários para verificar a presença de alterações na ATM.

A partir disso, o dentista pode propor um tratamento para controlar a dor e devolver ao paciente funções que estavam comprometidas. Além, é claro, de prevenir a piora do quadro.

A Clínica Jin em especializada no tratamento da DTM. Caso você tenha algum sintoma desta distensão agende sua consulta conosco.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

 
Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. WLADIMIR GUSHIKEN

CROSP 112355
CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL

DRA. CAMILLA ESTEVES

CROSP 107.869
ESTOMATOLOGIA/ODONTOPEDIATRIA

DRA. ANA DOCKO

CROSP
MÉDICA - ANESTESISTA