Clinica Jin - Facetas de Porcelana

Facetas de Porcelana

Créditos: Pixabay

Facetas de porcelana são uma espécie de capa confeccionada para corrigir imperfeições na parte frontal do dente. Esse tipo de material torna o resultado bastante estético e próximo da cor natural do esmalte dentário.

As facetas de porcelana são indicadas para corrigir imperfeições nos dentes em relação a cor, tamanho, espaçamento, alinhamento, etc. Também podem ser úteis para complementar o tratamento ortodôntico. Neste último caso, são indicadas para pessoas que possuem algum problema que não pode ser totalmente solucionado com o uso de aparelhos.

Cuidados durante a colocação das facetas de porcelana

Colocar facetas de porcelana é simples quando feito por um profissional especialista. No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Na instalação das facetas é necessário um pequeno desgaste no esmalte dentário. Isso serve para deixar o dente bem preparado para receber a prótese. Assim, o encaixe é feito de forma perfeita e segura. Esse desgaste, porém, é irreversível. Por isso, é muito importante procurar uma clínica de confiança que explique detalhadamente cada procedimento realizado na boca.

A colocação de facetas de porcelana é um procedimento seguro, já que são coladas na parte frontal do dente. Entretanto, qualquer alteração na cavidade bucal, por menor que seja, pode alterar significativamente o funcionamento da mastigação e até da fala. Além disso, não podemos nos esquecer que nossas articulações e músculos da boca possuem uma ligação com o pescoço, a nuca e a cabeça. Por isso, um procedimento mal realizado pode causar alterações que geram problemas de bruxismo, mordida e até DTM (Disfunção Temporomandibular).

Qual é a diferença entre facetas de porcelana e lentes de contato?

Tanto a faceta de porcelana quanto a lente de contato cumprem um papel parecido. As duas servem para corrigir imperfeições tanto na forma quanto na estética. A diferença entre elas está na espessura. Enquanto as lentes de contato são finíssimas, as facetas possuem uma espessura um pouco maior. Isso significa que durante a colocação as facetas exigem um pouco mais de desgaste dentário do que as lentes de contato.

A escolha entre uma e outra, no entanto, depende de uma avaliação do dentista. Há situações em que as facetas são mais indicadas para deixar o resultado mais satisfatório. Alguns exemplos são pacientes que possuem manchas muito escuras nos dentes ou fraturas. Esse tipo de dano na estrutura dentária nem sempre pode ser corrigidos com materiais de espessura fina como as lentes.

Se você quer melhorar a forma, a cor ou corrigir fraturas nos dentes as facetas de porcelana podem ser uma ótima opção. Agende sua consulta na Clínica Jin e tire todas as suas dúvidas sobre este procedimento. Cuidar do seu sorriso é a nossa especialidade!


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

SAIBA MAIS SOBRE PRÓTESE/ESTÉTICA

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. FÁBIO DUARTE

CROSP 109503
CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL

DR. RAFAEL YOO

CROSP 145860
MÉDICO & RADIOLOGISTA

DR. FABIO PEREIRA

CROSP 109504
ENDODONTIA