Clinica Jin - Clínico Geral

Clínico Geral

O Clínico Geral é a especialidade dentro da odontologia que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais. Além disso, o profissional em clínico geral também, trabalha no diagnóstico de problemas em todo o sistema que envolve da face e a mandíbula.

Um dos aspectos mais importantes do Clínico Geral é educar os pacientes cuidarem de sua saúde bucal. Quando os bons hábitos começam na infância há menos chances de a criança desenvolver cáries e outras inflamações. Além disso, a cavidade bucal se mantém muito mais preservada na vida adulta.

Relação do Clínico Geral com a qualidade de vida do paciente

O Clínico Geral atua para promover mais bem-estar para todos. Por isso, sua atuação vai muito além da saúde bucal. O Clínico Geral mantém uma relação de diálogo com paciente, para conhecer seus hábitos e suas características. Isso ajuda a detectar quaisquer transtornos que coloquem em risco sua qualidade de vida.

Diversos problemas psicológicos na infância, por exemplo, manifestam sintomas na boca. Um dos mais comuns é o bruxismo, ato de ranger ou apertar os dentes. O bruxismo geralmente é desencadeado por um estado de estresse e ansiedade.

Quanto antes o bruxismo for diagnosticado mais fácil corrigi-lo sem piorar o quadro. Isso porque existem evidências que mostram a relação do distúrbio com o desgaste da ATM, a articulação temporomandibular. Essa articulação localiza-se entre nosso crânio e nossa mandíbula. Ela é extremamente importante para os movimentos de abrir a boca, para a fala, a deglutição e a mastigação. Por isso, o bruxismo deve ser tratado quando manifesta seus sintomas na infância ou adolescência.

Nem sempre o paciente consegue identificar, por isso é papel do Clínico Geral esse é cuidado integrado do paciente.

O desenvolvimento dento-facial

O acompanhamento odontológico desde a infância ajuda também no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao desenvolvimento ósseo e muscular. Alguns desalinhamentos relacionados aos dentes, por exemplo, são originados por um mau desenvolvimento das estruturas dentofaciais. Esse tipo de situação deve ser resolvido o quanto antes para evitar que a criança tenha problemas crânio-faciais ou mastigatórios. Outros problemas podem ser relacionados a má oclusão (problemas de mordida). Nesses casos, o dentista pode recomendar o tratamento ortodôntico, ou seja, uso de aparelho.

Por isso é tão importante o acompanhamento com o dentista desde cedo. Quanto antes forem utilizadas as medidas corretivas mais bem-estar a criança terá nessa fase e na vida adulta.

Orientação aos Pacientes

O Clínico Geral também tem o papel de orientar os pacientes. É por isso que é interessante realizar o consulta odontológico anualmente. Problemas relacionados a periodontite, por exemplo, é uma doença bastante em comum nos pacientes que não recebem ou receberam as orientações. Por isso, os cuidados devem começar quanto antes.

Os cuidados para deixar o paciente tranquila

Para que o tratamento com o paciente seja bem sucedido é fundamental que ela confie no seu profissional. Por isso, os profissionais dessa área devem ter as técnicas necessárias para realizar esse contato. O dentista deve ter segurança de seu trabalho e repassar isso para o paciente. E a conversa é sempre fundamental para que essa relação positiva se crie. Além disso, o dentista deve estar preparado para ajudar o paciente a superar seu medo ou ansiedade quando está no consultório.

É por estes motivos que toda a equipe do consultório deve estar preparada para tratar o paciente adequadamente. Desde quando ela chega na recepção até o momento em que entra na sala de atendimento, a relação deve ser trabalhada para que ela sinta confiança.

Principais especialidades do
Clínico Geral

* Orientação aos pacientes sobre higienização bucal para evitar cáries e outros problemas dentários;

* Cuidado preventivo para evitar o surgimento de inflamações e infecções na cavidade bucal;

* Avaliar o desenvolvimento dental, atuando no tratamento de doenças, lesões, problemas de oclusão (mordida) e má-formações;

* Diagnóstico de problemas dento-faciais;

* Cuidado integrado do paciente avaliando a necessidade de atendimento conjunto com psicólogos.

**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Experiências

DR. CARLOS SARMENTO