Clinica Jin - PRÓTESE DENTÁRIA

PRÓTESE DENTÁRIA

Crédito: Mudassar Iqbal por Pixabay (2)

O cirurgião-dentista especialista em Prótese Dentária é aquele que cuida da substituição de dentes quando estes se encontram comprometidos. Cada dente da nossa boca tem um papel fundamental em diversas funcionalidades. A harmonia entre eles é que torna possível o processo de mastigação e até mesmo o da fala. O encaixe perfeito da mordida também é essencial para evitar desgastes e problemas como as enxaquecas. É por isso que a falta de um dente pode prejudicar diversas funções do nosso corpo.

Além de todo o fator funcional há a questão estética. Ficar sem um ou mais dentes afeta negativamente a autoestima do indivíduo. É por isso que a perda dentária pode afetar diversos aspectos da vida profissional, afetiva e psicológica.

O que causa a perda dentária?

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 11% da sua população sem nenhum dente. Os motivos para isso variam. A perda dentária pode acontecer por falta de higiene, doenças bucais como a periodontite ou questões genéticas. A falta de visita regular ao dentista também pode causar esse tipo de problema. Isso porque o cuidado com a saúde bucal visa justamente prevenir inflamações e infecções que podem causar danos irreversíveis aos dentes.

Felizmente, graças aos avanços da área odontológica, as próteses dentárias podem devolver o sorriso perfeito a quem precisa. Atualmente, as próteses cumprem praticamente a mesma função dos dentes naturais. Além disso, são muito mais confortáveis e esteticamente perfeitas.

Existem próteses de diversos tipos para atender a diferentes necessidades. Há as próteses removíveis, parcialmente removíveis, fixas e próteses sob implantes. Os modelos podem ser utilizados tanto para reconstruir todos os dentes quanto para substituir apenas alguns.

Cuidados com a prótese dentária

A partir do momento em que o paciente sai com a prótese é importante que ele tenha uma boa orientação quanto ao seu uso. A prótese requer cuidados de higiene para evitar o surgimento de lesões orais. Entre estas lesões estão inflamações, estomatites e até úlceras.

O dentista deve orientar o paciente para que este realize a limpeza de acordo com o tipo de prótese. Geralmente, é necessária a utilização de escovas com cerdas macias e produtos específicos para a prótese. Quando a prótese é removível, o ideal é que ela seja higienizada após cada refeição.

Além disso, nos primeiros dias é comum sentir algum tipo de desconforto para mastigar ou falar. Tudo isso passa com o passar do tempo.

As próteses são altamente duráveis desde que haja um acompanhamento regular com o cirurgião-dentista. Assim, o profissional pode fazer reparos e manutenções necessárias para aumentar a resistência do produto.

Quem é o profissional indicado para a colocação de próteses?

Como vimos, a utilização de Próteses visa devolver a qualidade de vida dos pacientes com perda dentária. No entanto, isso só é possível quando o trabalho é realizado por profissionais. Além disso, o material utilizado nas próteses deve ser de alta qualidade, garantindo sua maior durabilidade.

Quando um paciente precisa de próteses dentárias é necessário procurar por um cirurgião-dentista com a especializado em Prótese e Dentística. Apenas este profissional tem o conhecimento adequado para realizar qualquer tipo de procedimento de substituição dos dentes.

Principais tipos de Prótese Dentária

* Coroa de Porcelana

Quando o paciente perde um dente a coroa de porcelana pode ser uma boa opção para restaurá-lo. A coroa de porcelana é feita com fibras de vidro e é colocada na raiz do dente. A coroa também pode ser utilizada em parte de um dente parcialmente perdido. Isso garante a sua firmeza, fazendo com que este restabeleça sua função.

* Onlay Cerâmico

O Onlay é uma técnica de reconstrução dental deixando-o o mais próximo possível da sua aparência natural. Podemos dizer que o Onlay é uma prótese que imita exatamente a parte do dente que foi perdida. O Onlay Cerâmico tem a vantagem de possuir um material altamente resistente, durável e menos suscetível à ação de bactérias.

* Overdenture

A Overdenture é uma prótese total, ou seja, recobre a falta de uma quantidade maior de dentes. Essa prótese é removível e é fixada em pinos de titânio localizados na mandíbula e na maxila superior. É uma prótese de fácil manuseio e encaixe. Existem dois tipos de Overdenture:

1) Barra Clip: sistema que encaixa um clip a uma barra metálica, unindo dois ou mais implantes.

2) O’Ring: sistema de retenção da prótese feito com anéis de borracha, indicado para raízes mais frágeis.

* Lentes de Contato

As Lentes de Contato são estruturas super finas feitas de porcelana colocadas sobre os dentes. Seu objetivo é deixar o sorriso mais alinhado e mais branco. As Lentes de Contato também servem para ajustar o formato dos dentes ou corrigir dentes quebrados. Essa técnica é atualmente a mais utilizada pelas celebridades para deixar os dentes brancos e perfeitos.

* Protocolo Superior e Inferior

O Protocolo Superior e Inferior é uma técnica utilizada para os pacientes que tiveram perda total dos dentes. A prótese fica fixada na arcada dentária, deixando o sorriso mais natural do que uma dentadura convencional. Além disso, é mais segura e torna a mastigação tão prática como seria com os dentes naturais.


**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. LUIZ CARVALHO

CROSP
JURÍDICO | MÉDICO HOSPITALAR

DR. LUCAS MACEDO

CROSP 107895
PERIODONTIA

DRA. GIOVANNA CASTRO

CROSP 112373
ORTODONTIA/LASERTERAPIA