Periodontite / Raspagem Periodontal

Créditos: renatalferro por Pixabay

A periodontite é uma inflamação grave na gengiva que pode causar perda dentária caso não seja tratada. Além disso, as doenças periodontais estão associadas a problemas cardiovasculares e gestacionais. Isso ocorre porque a periodontite é causada por bactérias que podem migrar da boca para outras partes do organismo. Um dos tratamentos mais eficazes para a periodontite é a raspagem periodontal. Esse tipo de procedimento deve ser realizado por um dentista especialista em periodontia.

Como a periodontite se desenvolve?

Quando há um desequilíbrio de bactérias na cavidade bucal é comum o desenvolvimento de problemas como cárie, tártaro e gengivite. A gengivite, inflamação na gengiva, quando não é tratada pode se desenvolver e atingir o periodonto, conjunto de tecidos que sustentam os dentes. Nesta fase temos a periodontite.

Esta inflamação, se não for tratada rapidamente, pode comprometer o osso alveolar e a raiz do dente. Os pacientes também podem ter a gengiva cada vez mais retraída, o que causa sensibilidade e prejuízo estético. Em casos graves, a periodontite pode fazer com que os dentes fiquem moles. Por isso, esta doença é um dos principais motivos de perda dentária.

Conhecendo os sinais da periodontite

Nem sempre o paciente chega a perceber o desenvolvimento da periodontite. Como é uma doença silenciosa, é muito comum que não haja sintomas até que algo mais grave aconteça. Por isso, este tipo de afecção é conhecida como periodontite crônica. Porém, há alguns casos raros de periodontite agressiva, ou seja, quando o paciente desenvolve a doença de forma muito rápida.

Para os portadores de periodontite crônica existem alguns sinais que podem ser observados, como:

* Sangramento ao escovar os dentes ou passar fio dental;

* Gengivas inchadas ou muito vermelhas;

* Gengiva retraída, tornando os dentes mais expostos;

* Sensibilidade;

* Mau hálito.

Como funciona a raspagem periodontal?

A raspagem periodontal é uma forma bastante eficaz de eliminar as bactérias e reduzir a inflamação. Geralmente esse procedimento é feito com o auxílio de um instrumento que elimina o tártaro e as bactérias acumuladas na região periodontal. Após a raspagem é realizado um polimento nos dentes para evitar reinfecções. É muito importante que essa limpeza seja feita no consultório odontológico. O principal motivo é que nem sempre essa placa bacteriana é visível a olho nu.

O periodontista é o profissional indicado para realizar a raspagem periodontal. Isso porque ele tem condições de avaliar quais são as razões pelas quais o paciente pode ter uma tendência a desenvolver a doença. Em alguns casos a inflamação pode estar relaciona a problemas de oclusão (mordida) ou uso de medicamentos, por exemplo. Apenas o profissional especialista pode avaliar caso a caso e orientar um tratamento eficaz.

Vale lembrar que a principal causa da periodontite é a falta de conhecimento para controlar as bactérias nocivas à saúde bucal. Por isso, além de uma escovação correta é muito importante visitar o dentista a cada seis meses. Se você procura um tratamento periodontal de qualidade, venha conhecer a Clínica Jin!

**Nenhuma das informações acima substitui uma consulta presencial.
**Nenhuma das informações acima confirmam o diagnostico do paciente e não substitui uma consulta presencial. **Nenhuma das informações acima substitui uma consulta presencial.

SAIBA MAIS SOBRE PERIODONTIA

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Experiências

DR. RAFAEL NUNES

CROSP 116066
DENTISTICA

DR. CARLOS SARMENTO

CROSP
CROSP - 91736

DR. LUIZ CARVALHO

CROSP
JURÍDICO | MÉDICO HOSPITALAR